Fundadores de startups, grandes chefões de tecnologia, VCs e acadêmicos oferecem suas previsões sobre o que 2023 pode reservar para IA generativa, Web3, economia do criador e muito mais.
A julgar pelo meu feed do Twitter, 2022 foi um ano muito barulhento para a tecnologia. Acompanhamos o drama de Elon Musk , maravilhados com as criações da IA generativa , assistimos ao colapso dos mercados criptográficos e à implosão do FTX e (pelo menos alguns de nós) olhamos profundamente para o metaverso - e bocejamos.
As coisas podem ficar mais sérias em 2023. Mais governos ao redor do mundo podem colocar freios no poder da indústria de tecnologia, impondo restrições à forma como ela faz negócios. A Suprema Corte decidirá se as plataformas sociais podem ser despojadas das proteções legais especiais que recebem de ações judiciais sobre o conteúdo do usuário. Como AI generativa (como ChatGPT ) começa a encontrar aplicações reais nos negócios, a falta de transparência da tecnologia e suas consequências não intencionais podem virar manchete.
Esses são apenas os traços gerais. Mais uma vez este ano, abri meu Rolodex procurando as pessoas mais inteligentes e bem posicionadas dentro e fora da indústria de tecnologia para oferecer suas previsões para 2023. Pedi a fundadores de startups, executivos de Big Tech, VCs, acadêmicos e outros especialistas que especulassem sobre o próximo ano em seu campo de interesse. Ao todo, coletamos mais de 40 previsões sobre 2023. Juntos, eles oferecem uma visão composta inteligente das coisas sobre as quais provavelmente estaremos falando no próximo ano .
IA E ROBÓTICA
Emad Mostaque, fundador e CEO, Stability AI (Stable Diffusion)
Em 2023, uma ampla gama de modelos de IA de código aberto impulsionará a adoção nas empresas até o final do ano, à medida que muitos desses modelos amadurecem e se tornam mais bem compreendidos. No entanto, esses modelos provavelmente levarão um ou dois anos para se tornarem facilmente usados, e as empresas precisarão de ajuda significativa nesse período de transição. A maior oportunidade em IA é combinar modelos de diferentes tipos para lidar com entrada e saída de mídia mista. Isso realmente confunde os limites entre humanos e computadores e é algo com potencial para interromper rapidamente muitos setores.
Andrew Feldman, CEO e cofundador da Cerebras Systems
Acredito que a IA generativa é subestimada, não exagerada. Com esta tecnologia, os problemas de tradução de qualquer idioma, para qualquer outro idioma, serão completamente resolvidos. Seremos incapazes de dizer a diferença entre conteúdo gerado por humanos e conteúdo produzido por IA – entre conteúdo escrito, vídeo, arte digital e muito mais. Vemos o mercado de IA crescendo exponencialmente e, em 2023, esperamos ver uma empresa de IA ultrapassar US$ 50 bilhões em avaliação.
Lama Nachman, diretor do laboratório de pesquisa de sistemas inteligentes, Intel Labs
No próximo ano, acredito que haverá mais foco no progresso da IA generativa, no avanço da colaboração humano/IA e no desenvolvimento responsável de tecnologias de IA para que não marginalizem as pessoas, usem dados de maneira antiética ou discriminem diferentes populações. Como milhares de empresas em todos os setores continuam a fazer avanços em IA, 2023 será um ano fundamental para o setor colaborar e compartilhar aprendizados de forma transparente para mitigar riscos e impulsionar ainda mais a inovação.
Shan He, diretor sênior de engenharia, Foursquare
Há anos se fala nisso e vimos muitos aplicativos de negócios encorajadores usando o aprendizado de máquina para otimizar as operações e melhorar a experiência do usuário. . . . Também vimos novos negócios emergentes com foco em diferentes estágios do ciclo de vida de desenvolvimento de aprendizado de máquina para treinar e transformar em produção modelos de ML para aplicativos do mundo real. No momento, empresas de todos os lugares estão tentando fazer mais com menos e lidando com um cenário de talentos tecnológicos em constante mudança. Isso levará a uma maior dependência da tecnologia e a uma maior necessidade de otimização.
Rodrigo Liang, cofundador e CEO da SambaNova
Vemos empresas priorizando investimentos em IA para gerar economia de custos no prazo imediato para enfrentar os desafios macroeconômicos, potencialmente abrindo espaço para investimentos de crescimento em áreas prioritárias do negócio em 2023. Os modelos de base estão permitindo muitos desses recursos inovadores de IA que estão oferecendo valor que antes não era possível. Dado o clima econômico em que estamos, prevemos que o governo e as organizações mais voltadas para o futuro (bancos, organizações de pesquisa, empresas de petróleo e gás) aproveitem a IA para gerar ROI e economia de custos em fluxos de trabalho com muitos textos, como fraude e conformidade, atendimento ao cliente e eficiência operacional.
Diego Pantoja-Navajas, vice-presidente, cadeia de suprimentos da AWS
Estamos ansiosos por cadeias de suprimentos melhores e mais preditivas que possam prever quais serão os ciclos de demanda do cliente, bem como antecipar quais serão os prováveis riscos da cadeia de suprimentos e maneiras de superá-los. Os avanços em IA e aprendizado de máquina avançam rapidamente, e acreditamos que as cadeias de suprimentos se beneficiarão desses desenvolvimentos de maneira muito significativa nos próximos anos.
Ashok Srivastava, vice-presidente sênior e diretor de dados, Intuit
IA generativa. . . precisa se desenvolver e amadurecer antes de poder ser usado com segurança em setores onde a precisão das declarações é crítica, como em finanças ou medicina. Nos próximos anos, a IA generativa provavelmente desempenhará um papel fundamental ao ajudar a criar sistemas de conversação personalizados para fornecer aconselhamento e orientação financeira ou médica diretamente aos clientes. No cenário ideal, a IA generativa poderia fornecer insights financeiros de especialistas humanos em áreas como fluxo de caixa e movimentação de dinheiro.
Percy Liang, diretor, Stanford HAI Center for Research on Foundation Models
No mundo da inteligência artificial, os modelos de fundação se tornarão cada vez mais capazes; eles serão capazes de gerar texto, imagens, vídeos, códigos e até proteínas com uma fidelidade incrível. Uma série de novos produtos e experiências de usuário surgirão em torno desses modelos, assim como novos riscos relacionados à desinformação, direitos autorais, empregos e muito mais. Como os modelos de fundação estão se movendo a uma velocidade vertiginosa, é fundamental que melhoremos sua transparência, revelando o que esses modelos podem fazer e o que está por trás deles, bem como desenvolver normas comunitárias para seu desenvolvimento e implantação.
Beena Ammanath, diretora executiva, Global AI Institute, Deloitte
“Confiança” será a palavra mais importante no próximo ano. Toda empresa agora é uma empresa de tecnologia em alguma capacidade, e a comercialização de tecnologias emergentes como IA, computação quântica e realidade virtual está acontecendo mais rápido do que os desenvolvedores podem prever consequências não intencionais e potencialmente prejudiciais do uso indevido. Até que os padrões e as políticas estejam em vigor, regendo todas as categorias de tecnologia emergente, é fundamental que as organizações assumam a responsabilidade de garantir que a tecnologia que criam ou usam seja ética e confiável.
Ken Washington, VP e GM, Consumer Robotics, Amazon
Em 2023, os robôs evoluirão para desempenhar um papel mais importante e útil em nossas casas e empresas. Eles desenvolverão a capacidade de ter interações mais sofisticadas com humanos, graças a enormes avanços em IA e aprendizado de máquina, como habilidades multimodais inovadoras que permitem que os robôs aprendam coisas novas de maneira semelhante à forma como nós, humanos, aprendemos. Eles realizarão tarefas úteis, entreterão e farão companhia aos seus donos.
ESPAÇOS VIRTUAIS
Ash Jhaveri, vice-presidente de parcerias do Reality Labs, Meta
No próximo ano, veremos mais empresas parceiras para fornecer soluções em VR que farão as equipes funcionarem melhor do que qualquer outra peça de tecnologia disponível hoje. Garanto que toda empresa tem pelo menos uma, senão cinco ou 10 coisas que poderiam ser muito melhores se fossem em 3D. Marcas tradicionalmente competitivas trabalharão cada vez mais juntas para atender à crescente necessidade de serviços imersivos e interoperáveis.
Hari Vasudev, SVP, Retail Tech Platforms e chefe do país, Walmart Global Tech
O AR/VR será um divisor de águas ao trazer experiências personalizadas, como experimentações virtuais para roupas, óculos ou até mesmo escanear prateleiras para encontrar itens que correspondam ao estilo de vida e à dieta de uma pessoa. Com o tempo, a tecnologia de voz emergirá como uma parte natural da experiência de compra e uma ferramenta importante para os varejistas reduzirem o atrito com o cliente.
Nitzan Mekel-Bobrov, diretor de IA, eBay
Grande progresso foi feito na visualização 3D generalizada de baixo custo de itens físicos. Isso acelerará a adoção em 2023, com uma implementação mais ampla e profunda de digitalizações 3D aparecendo no varejo. À medida que os varejistas adotarem o 3D de forma mais ampla, veremos um aumento em seus aplicativos experimentais, como NFTs 3D e visualização AR.
Jeremy King, vice-presidente sênior de engenharia, Pinterest
[B] rands precisam investir mais na construção de seus recursos de tecnologia AR para garantir que sejam configurados para serem inclusivos para todos os públicos. Não é mais suficiente oferecer apenas um filtro alimentado por AR por item; em vez disso, as marcas precisarão garantir que seus filtros sejam personalizados para um grupo diversificado de consumidores desde o início. Os consumidores não vão percorrer uma lista de filtros para encontrar aquele que melhor corresponde à sua individualidade.
Emmanuelle Rivet, TMT e líder global de tecnologia, PwC
O metaverso é um item de agenda de primeira linha para CIOs e CTOs; 66% dos executivos relatam estar ativamente engajados em como o metaverso fornecerá resultados de negócios sustentáveis. Praticamente todos os membros do C-suite entrarão no centro das atenções para criar um plano de adoção de metaverso sustentável em 2023, incluindo avaliação e mitigação de riscos potenciais (cibernética e privacidade, entre outros). Também veremos mais empresas investindo em um Chief Metaverse Officer no próximo ano, se ainda não estiver sob a responsabilidade de um Chief Innovation Officer.
CRIPTOGRAFIA E WEB3
Lindsey Li, investidora, Bessemer Venture Partners
A Ethereum manterá o domínio da mentalidade do desenvolvedor, pois as Máquinas Virtuais Ethereum (EVMs) continuam a gerar efeitos de rede entre os construtores. Também continuaremos a ver consequências de ecossistemas com envolvimento de FTX, mas isso não impedirá que mais alt Layer 1s apareçam, entrando e saindo de favor. Prevemos que esses ciclos de tendência ficarão mais curtos, pois os novos L1s não terão acesso ao capital dos mercados de alta do passado, minimizando assim o tamanho dos fundos potenciais do ecossistema e orçamentos de marketing usados anteriormente para atrair turistas para a próxima coisa brilhante.
Kendrick Nguyen, cofundador e CEO, República
A tokenização transformará o relacionamento entre as empresas e suas comunidades. Tornar-se-á a norma para empresas de todas as formas e tamanhos - não apenas "empresas Web3" - oferecer às suas comunidades de clientes, fãs e apoiadores uma vantagem em seu crescimento por meio da emissão de tokens. A tokenização desbloqueia a participação do varejo em mercados privados por meio de liquidez, fracionamento, liquidação rápida e transparência, o que beneficia os dois lados da transação.
Sajid Sadi, CEO, Samsung Neon (AI)
Eu sinto que tivemos muito hype e óleo de cobra em cripto até 2022. Com o “inverno cripto” que está acontecendo agora, há muito esforço para dar uma olhada real nos fundamentos subjacentes e como esses fundamentos são governado, apoiado e garantido para o usuário leigo. Agora que demos uma boa sacudida em toda a bagunça, espero que os maus atores e xamãs abandonem o navio e que uma nova era de criptografia responsável e minerada por negócios tome seu lugar e comece a fornecer alguns significativos não-recebidos. resultados ricos-rápidos.
SEGURANÇA
Kathy Kay, EVP e CIO, Principal Financial Group
Aproveitar a IA e o aprendizado de máquina ajudará as instituições legadas a mitigar melhor os riscos no próximo ano, permitindo que detectem e reajam a ameaças cibernéticas mais rapidamente e em tempo real, prevejam ameaças e incidentes futuros e identifiquem fraudes/minimizem as perdas associadas. Embora nenhum de nós tenha uma bola de cristal para nos dizer exatamente o que acontecerá em 2023, a nova tecnologia está nos ajudando a planejar melhor quaisquer incertezas que possamos enfrentar.
Tim Guleri, diretor administrativo, Sierra Ventures
Os criminosos cibernéticos estão se deliciando com a maneira reativa com que nossos aplicativos mais importantes são protegidos quando executados na infraestrutura de nuvem. À medida que as cargas de trabalho de aplicativos continuam a se mover para a nuvem e também da nuvem para a borda, o software de proteção de aplicativos nativo da nuvem em tempo real se tornará um requisito para impedir o aumento de ataques sofisticados e caros por criminosos cibernéticos.
Leyla Bilge, diretora técnica, Norton Labs
Em 2023, esperamos ver criminosos cibernéticos usando formas avançadas de tecnologia de IA, como programas como DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion, ou chatbots de IA como o ChatGPT para aumentar a eficácia de seus golpes. Esses programas são acessíveis e fáceis de usar, para que os cibercriminosos possam criar rapidamente imagens realistas que adicionam mais profundidade e toque humano ao golpe. No entanto, as soluções de IA existentes não são perfeitas ou infalíveis, e é possível detectar quando elas são usadas em ataques e golpes.
Dr. Robert (Bobby) Blumofe, CTO e EVP, Akamai Technologies
Imagine: se um sistema como o ChatGPT tiver acesso a quaisquer escritos (e-mails, postagens em mídias sociais, artigos, o que quer que seja) de seu chefe, de um executivo de sua empresa, de um colega ou mesmo de um amigo, ele poderá criar uma isca de phishing que soa convincentemente como se viesse dessa pessoa. Os invasores ganharão rapidamente a capacidade de escrever mensagens de e-mail ou SMS automatizadas aos milhões, cada uma personalizada para um destinatário individual e cada uma com qualidades humanas convincentes.
Fran Rosch, CEO, ForgeRock
Com a ameaça de uma crise econômica, muitas empresas estão conduzindo o congelamento de contratações e, infelizmente, demissões em massa, fazendo com que as ameaças internas subam a níveis de crise. Para preencher as lacunas da força de trabalho, muitas empresas recorrem a consultores. No entanto, esses consultores e contratados podem trazer riscos não intencionais de violações à porta de uma organização. Eles geralmente têm acesso a informações confidenciais e são permitidos nas redes da empresa, mas suas práticas de segurança e treinamento podem diferir dos funcionários em tempo integral.
Sharon Mandell, diretora de informações, Juniper Networks
À medida que as organizações fazem a transição para modelos de nuvem híbrida, as empresas ainda precisam gastar em ferramentas para manter sua infraestrutura existente funcionando do jeito que está — e evitar armadilhas de segurança durante a migração. Ao mesmo tempo, há muita pressão para atender aos decretos governamentais de segurança, bem como manter a resiliência diante de mais ransomware. Em 2023, os CIOs serão forçados a tornar essa jornada o mais econômica possível, intensificando os esforços para educar a maior vulnerabilidade de segurança que eles têm: seus funcionários.
STARTUPS E INVESTIMENTOS
Mark Surman, diretor executivo, Mozilla
[A] última crise econômica produziu toda uma nova safra de empresas de tecnologia de sucesso, como Uber e AirBNB. Todos nós deveríamos estar perguntando: que tipo de empresa provavelmente prosperará nesta crise? Estamos vendo muitos fundadores dando uma nova olhada na capacitação de usuários (pense no Firefox ou no Signal, mas para a era da IA). Essas empresas têm uma chance real de crescer nos próximos anos, o que pode, por sua vez, definir a próxima década da tecnologia.
David Magerman, sócio-gerente, Differential Ventures
A captação de recursos como modelo de negócios está morta. As avaliações na indústria de tecnologia acabarão ficando acima dos níveis pré-pandêmicos, mas abaixo de 2021. As principais empresas estarão surpreendentemente mais próximas dos recordes. Ainda há uma quantidade significativa de dinheiro não aplicado em fundos de risco em todos os estágios. Investidores e gerentes ainda estão sofrendo com a dor recente e devidamente castigados por avaliações excessivamente exuberantes, mas terão que empregar seu capital eventualmente. Assim que os mercados e as forças macroeconômicas se estabilizarem, devemos ver as empresas fortes retornando às avaliações de 2021.
Santi Subotovsky, sócio geral, Emergence Capital
Como o financiamento de VC não está amplamente disponível, as startups [SaaS] serão mais frequentemente fundadas por empreendedores altamente motivados com foco em questões pelas quais são verdadeiramente apaixonados. Talentos tecnológicos mais experientes, liberados por causa de reorganizações e demissões, ou porque os funcionários abandonam o barco à medida que os valores das opções de ações diminuem, ingressarão ou fundarão essas startups. Muitas das novas empresas fundadas se concentrarão na criação de soluções para a força de trabalho híbrida, o que exigirá uma pilha de tecnologia totalmente nova.
Dustin Robinson, cofundador e diretor administrativo da Iter Investments (uma empresa de capital de risco psicodélico)
Atualmente, estamos em uma crise de saúde mental e os produtos farmacêuticos atuais não estão resolvendo o problema. Enquanto isso, houve uma explosão de empresas desenvolvendo programas de realidade virtual para atender a saúde mental. Essas experiências totalmente imersivas têm o potencial de criar uma experiência transcendente e permitir que as pessoas superem várias indicações de saúde mental.
Ryan Denehy, CEO, Elétrica
A maioria das empresas perceberá que comprou muitos aplicativos SaaS! Eles provavelmente podem fazer tudo o que estão fazendo agora com 1/3 a 1/2 do número de aplicativos independentes.
TRABALHO HÍBRIDO
Nicole Herskowitz, vice-presidente do Microsoft Teams, Microsoft
Nos últimos dois anos, a inovação na tecnologia do local de trabalho decolou na velocidade da luz, sem sinais de desaceleração. Agora, mais do que nunca, estamos vendo novos padrões de trabalho emergentes que são assíncronos, interativos e inteligentes. Minha previsão para 2023 é que veremos mais ferramentas no local de trabalho abrangendo todo o espectro de estilos de trabalho e aproveitando a convergência de produtividade, colaboração, dados, IA, processos de negócios e automação de fluxo de trabalho.
Noah Weiss, diretor de produtos, Slack
Em 2023, as organizações encontrarão novas maneiras de continuar promovendo as melhores partes do antigo escritório, como conversas francas durante o café, enquanto aproveitam as ferramentas assíncronas e as novas formas nativas digitais de coworking. Este será o ano em que trabalharemos juntos de forma eficaz, não importa onde estejamos ou quando estivermos trabalhando, enquanto construímos equipes conectadas, inclusivas e ágeis.
Howie Liu, cofundador e CEO da Airtable
Como toda organização precisa se mover mais rapidamente para atender às demandas dos clientes, o trabalho do conhecimento está ficando mais fragmentado. As empresas precisam de uma forma de unificar suas equipes e conectar seus dados, permitindo que as pessoas trabalhem de forma autônoma, mas de forma coordenada. Vemos um problema nas empresas em que não basta ter apenas aplicativos individuais. Aplicativos individuais precisam ser conectados e permitir que toda a empresa compartilhe uma fonte de verdade.
Cynthia Stoddard, SVP e CIO, Adobe
[Uma] área prioritária para os CIOs é a criação de experiências de funcionários digitais para o local de trabalho híbrido. Minha equipe trabalha diligentemente para desenvolver e implantar os ambientes, ferramentas e processos certos que permitem que os funcionários sejam produtivos e façam seu melhor trabalho — de qualquer lugar. À medida que o digital se torna o padrão, a experimentação e o investimento são necessários para explorar a tecnologia de ponta e testar ferramentas colaborativas no local de trabalho com uma experiência holística e centrada no ser humano em mente.
Meg Bear, presidente e diretora de produtos, SAP SuccessFactors
A pressão econômica implacável trouxe incerteza global, com quase todos os setores vendo os efeitos. Ao olharmos para 2023, devemos contar com tecnologias que ajudem as organizações a enfatizar o engajamento e o bem-estar dos funcionários e a preparar a força de trabalho para os desafios que estão por vir. A qualificação e a realocação de talentos tornaram-se uma necessidade no local de trabalho em constante mudança de hoje.
ENERGIA
Mariona Company, chefe global de embalagens sustentáveis, HP
As estratégias de fabricação sustentável atingirão um ponto crítico em 2023. Vencer no mercado atual, onde 77% dos consumidores dizem que deixariam de comprar produtos de uma empresa que foi considerada culpada de greenwashing, exige mais ação e menos conversa do que nunca. As empresas precisarão repensar a maneira como fabricam, entregam e usam produtos, bem como suas embalagens.
Kit Colbert, diretor de tecnologia, VMware
2023 trará esforços reorientados para a eficiência energética de curto e longo prazo no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Embora o setor tenha feito grandes avanços na última década, ele ainda responde por aproximadamente 7% do consumo anual de energia do mundo. Espere ver a TIC [aproveitar] as inovações em torno de otimizações de tecnologia de nuvem e rede, bem como alavancar soluções de gerenciamento de aplicativos e nuvem cruzada que consideram a eficiência energética como um driver de primeira classe.
Neal Hansch, CEO e sócio-gerente, Silicon Foundry
Em conjunto com a adoção contínua e cada vez maior de veículos movidos a eletricidade, é importante enfatizar que a infraestrutura de recarga necessária para dar suporte a esses veículos deve continuar a ser implementada em ritmo acelerado em paralelo. . . projetado para acomodar residências, campi corporativos, postos de gasolina, paradas em rodovias e muito mais. As soluções para atender a essa demanda continuam a fluir tanto das principais empresas de energia quanto das startups puras.
Zipporah “Zip” Allen, CMO, Strava
Uma comunidade ativa inspira as cidades a investir em infraestrutura e nossas tendências em exercícios, deslocamentos e outros padrões de atividade acabam impactando o planejamento da cidade. Estamos prevendo um aumento contínuo no uso de bicicletas elétricas semelhante ao aumento de 26% deste ano em comparação com o ano passado. As linhas de tendência indicam que o movimento consciente e intencional veio para ficar. Com mais pessoas optando pelo movimento movido a energia humana, isso levará a melhores resultados para indivíduos e comunidades coletivamente.
Michael Sachse, CEO, Dandelion Energy
Passaremos muito tempo falando sobre bombas de calor em 2023. As bombas de calor são a única maneira de aquecer casas sem combustíveis fósseis. A Europa está sendo forçada a fazer a transição e muitos estados dos EUA também estão se movendo nessa direção. Haverá muitos novos produtos e novos modelos de negócios no espaço no próximo ano. E os clientes estarão falando sobre eles mais do que nunca.
ECONOMIA DO CRIADOR
Sam Yam, cofundador, presidente e CTO do Patreon
Os criadores estão vendo a rapidez com que as tendências estão surgindo e desaparecendo, e esses ciclos rápidos continuarão a se condensar em 2023, à medida que nossa atenção coletiva continuar diminuindo (com TikToks de formato curto, IG Reels e YouTube Shorts!). Durante [a pandemia], vimos gêneros como cripto aumentarem para mais de 100% de crescimento de ganhos em dois meses, apenas para ver esse crescimento desaparecer nos próximos meses. Os criadores são tão inovadores, porém, que geralmente são os primeiros a trazer à tona essas tendências e moldar a cultura ao seu redor.
Marija Radulovic-Nastic, CTO, criação e desenvolvimento, Electronic Arts
[A] combinação de IA e criatividade humana pode nos dar qualidade e quantidade muito melhor/maior do que os humanos sozinhos podem fazer. Para mim, 2023 será sobre IA generativa, capacitando os criativos a criar mais rapidamente e continuaremos a ver ainda mais a adoção dessa tecnologia, o que afetará significativamente o futuro de como o conteúdo é criado.
SAÚDE E VESTÍVEIS
Oliver Kharraz, MD, CEO e cofundador da Zocdoc
O uso da telessaúde continuará caindo em 2023, com exceção das consultas de saúde mental, consolidando o atendimento virtual como um método de nicho de atendimento. Embora a telessaúde tenha aumentado nos primeiros meses da pandemia, quando muitos americanos dependiam de visitas virtuais para obter os cuidados de que precisavam com segurança, a esmagadora maioria dos pacientes está optando por consultar seus médicos pessoalmente novamente. Fora da saúde mental, as pessoas veem a telessaúde como um complemento, e não um substituto, para os cuidados pessoais.
Sean Duffy, CEO e cofundador da Omada Health
Como pacientes e provedores enfrentam restrições financeiras mais amplas em 2023, e o custo de consultas médicas, medicamentos e tratamentos dispara, é imperativo que a tecnologia ajude as pessoas a simplificar suas escolhas de saúde a longo prazo e economizar dinheiro. O atendimento virtual se tornará a ponte que permitirá que as pessoas não precisem escolher entre pagar pela gasolina e pagar por uma consulta médica ou medicação.
Jake Sattlemair, CEO, Wellframe
Grandes mudanças sistêmicas não funcionam bem no espaço da saúde. Para planos de saúde, lidar com interrupções maciças balança o barco internamente e as ramificações geralmente ficam nos membros que ficam confusos. A assistência médica consiste em grandes organizações, regulamentação e burocracia, e a mudança real geralmente ocorre de forma iterativa e leva tempo para atingir a massa crítica. As ferramentas digitais de saúde podem ser um facilitador crítico, permitindo que os planos reinventem o que oferecem aos membros, mas a nova tecnologia é menos sobre a tecnologia em si e mais sobre mudanças de mentalidade.
Liana Douillet Guzman, CEO, FOLX Health
Primeiro, se as últimas semanas servirem de indicação, veremos o ChatGPT continuar a ganhar um impulso incrível. Estou entusiasmado com o potencial que esta tecnologia tem para expandir o acesso ao atendimento equitativo, mas precisamos aprender com os erros cometidos nas mídias sociais para garantir que estamos adotando uma abordagem ética e ponderada para criar um diálogo virtual.
Rhonda Vetere, ex-CIO/CTO, Estée Lauder Companies
O foco no bem-estar e na saúde mental está sempre em alta e, em 2023, continuaremos a vê-los na vanguarda, com a tecnologia sendo um fator-chave para rastrear a saúde pessoal geral. Acredito que haverá um foco ainda maior em aplicativos de tecnologia e gadgets que agregam dados de bem-estar de todos os aplicativos.
Gabriel Mecklenberg, cofundador da Hinge Health
[À medida que] olhamos para 2023, o acesso equitativo à saúde significa que as experiências de cuidados com IA devem funcionar em telefones de baixo custo, para pessoas de todas as formas e cores e em ambientes cotidianos. Devemos garantir que a IA seja usada para preencher a lacuna de atendimento, não aumentá-la.
REGULAMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA
Kyle Wiens, CEO, iFixit
Direito de Consertar. Atingimos uma massa crítica de interesse e demanda por leis de direito de reparo . Veremos uma reviravolta na maneira como as empresas vendem eletrônicos de consumo. É absurdo que você ainda não consiga comprar baterias novas para os AirPods. Os consumidores devem ter as informações, peças e ferramentas para consertar seus produtos. Mais de vinte estados estão prontos para apresentar projetos de lei em 2023 com o objetivo de restaurar os direitos de reparo para tudo, de tratores a geladeiras.
Tecnologia Antitruste. Acho que veremos os governos começarem a abrir gradualmente monopólios como o jardim murado de arame farpado da App Store que bloqueia todos os tipos de aplicativos úteis, de navegadores da Web a software de reparo. Por que não posso ter um aplicativo de bate-papo que fale com iMessage e Whatsapp? Por que a Apple não aprova um aplicativo que informa quantos ciclos de bateria seu iPhone consumiu? As pessoas estão fartas e espero ver políticas reais sendo implementadas para reverter esse abuso monopolista de poder.
Marisa Tricarico, líder da América do Norte para IA responsável, Accenture
Falaremos sobre IA mais responsável e regulamentação de IA em 2023. Apesar das percepções de que isso pode sufocar a inovação, a regulamentação de IA fornece às organizações clareza sobre os limites, para que possam levar a inovação ao limite sem destruir a confiança conquistada com muito esforço, construída com seus clientes, acionistas e sociedade em geral. E as empresas já estão se preparando: a pesquisa mais recente da Accenture, que entrevistou 850 executivos globais, descobriu que quase metade das empresas (45%) planeja comprometer pelo menos um quinto de seus orçamentos de IA para atender aos requisitos regulatórios até 2024.
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