No mundo digital de hoje, empresas de todos os tamanhos e setores têm presença online. Isso faz com que a competição pela atenção dos compradores seja acirrada. Dos 2,1 milhões de empresas de comércio eletrônico nos EUA, apenas uma fração delas será capaz de atrair clientes suficientes e aumentar as vendas online.

Como comerciante de comércio eletrônico, você provavelmente já percebeu que o marketing digital é fundamental para o sucesso de longo prazo de sua loja online. Mas o que exatamente é marketing digital e como fazer isso? Vamos descobrir.

O que é Marketing Digital?

Nos dias anteriores à Internet, as empresas podiam se promover por meio de outdoors, comerciais de televisão, mala direta ou vitrines de lojas. Mas com o comércio e os consumidores (e, convenhamos, a maior parte de nossa atenção) migrando para o mundo online, o marketing e a publicidade também mudaram para o online. Os profissionais de marketing agora podem alcançar seu público-alvo por meio de canais digitais, como mídias sociais, mecanismos de pesquisa, sites, mensagens de texto e e-mail, e eles compreendem o que chamamos de marketing digital ou marketing online.

Por que você precisa de marketing digital

Embora os canais tradicionais ainda estejam em jogo, o mundo do marketing digital oferece várias vantagens.

  • Com o marketing online, você pode alcançar audiências globais. 

  • A personalização permite que você direcione e segmente com mais eficiência.

  • Eficiência e automação permitem que você faça mais com menos orçamento de marketing, mesmo com uma pequena equipe de marketing.

  • Sua marca pode alcançar maior visibilidade nos canais digitais.

  • O software torna a adoção de estratégias de marketing digital mais rápida e fácil.

  • Você pode se comunicar com os clientes com mais rapidez e frequência.

  • A coleta e a análise de dados permitem que sua empresa tome melhores decisões.

Tipos de Marketing Digital

Para aproveitar as oportunidades e se destacar da concorrência nesse cenário digital, você precisa de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida . Isso significa abraçar uma série de atividades de marketing digital. Por exemplo, o site de análise de software G2 descobriu que os profissionais de marketing que usam três ou mais canais em suas campanhas obtêm uma taxa de compra e engajamento 250% maior do que os profissionais de marketing que usam canais únicos. (1)

Sua estratégia de marketing digital pode incluir táticas populares de marketing de entrada, como mídia social, publicidade paga, marketing por e-mail, marketing de influenciadores, marketing de conteúdo, estratégia de SEO, Google Adwords, marketing de afiliados e otimização da taxa de conversão .

E se sua estratégia digital ainda não inclui marketing de texto, deveria. Isso ocorre porque o marketing de texto gera consistentemente taxas de conversão mais altas do que e-mail e anúncios pagos. O G2 diz que o marketing de texto “continua sendo o segredo mais bem guardado... 61% dos profissionais de marketing ainda não o usam”. (2)

11 principais dicas de marketing digital

A Emotive ajuda as empresas de comércio eletrônico a aproveitar o poder das mensagens de texto como um componente-chave de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Mas sabemos que há mais do que apenas mensagens de texto, por isso estamos compartilhando nossas melhores dicas de marketing digital com você.

1. Entenda seu cliente

Entender seu público-alvo é uma etapa essencial no marketing de comércio eletrônico. Quem são eles? Quais são seus interesses, necessidades e desejos? Onde eles gastam seu tempo? Para identificar e entender seus clientes, você pode realizar uma pesquisa de mercado: isso pode ser tão simples quanto pesquisar alguns de seus clientes existentes. Você usará esses dados para desenvolver várias personas de comprador e uma jornada do cliente, que mapeia as etapas que um cliente em potencial percorre no caminho de comprador anônimo a comprador fiel. Você desejará definir segmentos de clientes com base em fatores como idade, sexo, ocupação, renda, localização e interesses.

Com uma imagem clara do seu cliente-alvo, você pode começar a criar campanhas de marketing direcionadas que atendam aos seus interesses. E não se esqueça do feedback do cliente: essa é uma ótima fonte de dados que você pode usar para melhorar suas ofertas e a experiência do cliente com sua marca.

2. Crie conteúdo atraente

Um dos aspectos mais importantes do marketing digital é a criação de conteúdo atraente e relevante que atraia as pessoas para visitar seu site. O conteúdo clickbait pode chamar a atenção dos compradores, mas se não agregar valor ao seu público-alvo, eles provavelmente sairão antes de fazer uma compra.

O conteúdo valioso pode estar na forma de postagens de blog, vídeos, infográficos ou postagens de mídia social. A seguir estão algumas dicas de marketing para criação de conteúdo eficaz:

  • Publique conteúdo regularmente.

  • Crie conteúdo divertido, informativo e empático. 

  • Certifique-se de que seu conteúdo seja original e reflita os valores de sua marca.

  • Faça uso de infográficos e vídeos. 

  • Personalize o conteúdo para diferentes plataformas digitais.

  • Considere pedir aos clientes que criem conteúdo gerado pelo usuário, apresentando seus produtos.

  • Não economize em fotografia ou design: a estética é importante.

  • Não apenas promova seus produtos: seu conteúdo deve atender às necessidades e desejos dos clientes.

  • Mantenha uma marca consistente para que os compradores possam identificá-lo mais facilmente.

3. Otimize regularmente seu site para SEO e conversões 

Seu site é a porta de entrada para a receita, por isso é importante otimizá-lo para conversões. Isso significa garantir que seja fácil de navegar, tenha uma frase de chamariz clara, carregue rapidamente e ofereça finalização sem atrito. Otimizar seu site para conversões pode gerar um aumento significativo nas vendas online.

Seu site também pode ajudá-lo a coletar dados valiosos do cliente, como principais compras, histórico de navegação, caminhos de cliques e muito mais. Ao analisar esses dados e identificar padrões, você descobrirá oportunidades para futuras otimizações e poderá direcionar e segmentar clientes com mais eficiência. 

Seu site e o conteúdo publicado também devem incluir as principais palavras-chave de pesquisa: as palavras e frases que os clientes digitam nos mecanismos de pesquisa ao procurar produtos, serviços e sites como o seu. O Google, a maioria dos provedores de plataforma de comércio eletrônico, criadores de sites e outras empresas oferecem ferramentas gratuitas que podem ajudá-lo a pesquisar palavras-chave e otimizar seu conteúdo de acordo.

4. Crie uma presença nas plataformas de mídia social

A maioria de seus clientes atuais e potenciais passa grande parte de seus dias navegando em suas contas de mídia social ou participando de comunidades online no Reddit e Discord. Aqui estão algumas dicas de marketing de mídia social para ajudá-lo a aproveitar essas plataformas onipresentes.

  • Identifique as plataformas e comunidades onde seus clientes passam o tempo. Monitore que tipo de coisas eles compartilham sobre seus negócios e setor e seus sentimentos sobre isso. 

  • Publique conteúdo que entretenha, eduque ou informe seu público-alvo: não apenas sobre sua marca e produtos, mas sobre as necessidades e desejos de seu público. 

  • Envolva-se regularmente com seus seguidores, ouvindo e respondendo a eles na plataforma de mídia social ou na comunidade online onde eles se encontram. 

  • Empregue imagens e vídeos de alta qualidade, pois essas são as formas de conteúdo mais populares. 

5. Crie conteúdo compatível com dispositivos móveis

Você sabia que os 1.000 principais varejistas on-line baseados na América do Norte recebem 65% de seu tráfego de dispositivos móveis? (3) Se o seu site não for otimizado para celular, você provavelmente estará perdendo novos clientes (e talvez até alguns fiéis também). Certifique-se de que seu site tenha uma boa aparência, carregue rapidamente e seja fácil de usar em todos os dispositivos. Otimize seu site para que seja responsivo em todos os dispositivos digitais, como celulares, tablets e laptops. Meça a velocidade da sua página, pois esse é um fator crítico para atrair clientes ao seu site. Se as páginas da web carregarem em uma velocidade lenta, é provável que seus clientes saiam do site. Ao enquadrar conteúdo compatível com dispositivos móveis:

  • Mantenha seu conteúdo curto e direto.

  • Use infográficos e conteúdo de vídeo. 

  • Crie uma presença na mídia social, pois os usuários móveis passam a maior parte do tempo na tela em plataformas de mídia social.

6. Integre o marketing em várias plataformas

Um componente-chave do marketing digital é integrar suas mensagens, marcas e campanhas em várias plataformas diferentes ao mesmo tempo. Gerenciar conteúdo em canais digitais pode ser uma tarefa desafiadora, mas é fundamental para ter sucesso online. Aqui estão algumas dicas de marketing digital para integração entre plataformas:

  • Desenvolva estratégias de marketing digital de longo prazo que correspondam à sua missão e objetivos

  • Use uma ferramenta de CRM para rastrear os dados do cliente e entender melhor o comportamento do público

  • Execute testes A/B e preste atenção às métricas de conversão, como taxa de abertura, CTR, etc.

  • Crie um calendário de conteúdo e socialize-o em toda a sua organização

  • Mantenha uma marca consistente (fontes, cores, estilo de escrita) em todos os canais

 7. Entre no Google Meu Negócio

O Google meu Negócio é uma plataforma gratuita que permite que as empresas criem uma listagem no Google. É gratuito e é uma ótima maneira de alcançar clientes em potencial, especialmente se você for uma empresa local com clientes que moram perto de você. Certifique-se de reivindicar sua listagem de empresas e preencha todas as informações corretamente. Outras vantagens do Google Meu Negócio:

  • Você pode adicionar ou atualizar informações relevantes sobre sua empresa, como detalhes de contato, URL do site, imagens, vídeos, eventos, horário comercial e muito mais

  • Os clientes podem avaliar sua empresa e adicionar uma avaliação, o que significa que você pode responder aos comentários e saber o que seu público gosta ou não 

  • Adicionar sua loja ao Google Meu Negócio é uma forma de otimização de mecanismo de pesquisa que aprimora suas classificações de pesquisa

  • Você receberá relatórios oportunos com dados sobre sua listagem de empresas, como o número de visualizações de página, notificações sobre avaliações de usuários e muito mais

8. Use e-mail e SMS/texto de marketing de forma eficiente

Há uma razão pela qual o e-mail ainda é a base da maioria dos esforços de marketing digital: é uma maneira de alto volume e baixo custo de manter contato com os clientes, lembrá-los sobre sua empresa e promover seus produtos, vendas e notícias. Uma infinidade de produtos de software facilita a criação de modelos de e-mail, rastreia taxas de abertura e cliques e mantém sua lista de e-mail em conformidade e atualizada. E adicionar um formulário, banner ou pop-up em seu site para coletar endereços de e-mail é uma maneira fácil de aumentar sua base de clientes em potencial. O e-mail é um canal ideal para comunicar informações importantes e oportunas, mas para mensagens urgentes, procure o SMS.

O marketing por SMS — especialmente quando é bidirecional e de conversação — ajuda você a construir relacionamentos, criar um senso de urgência e atender os compradores onde eles passam a maior parte do tempo: em seus telefones. Embora a maioria dos profissionais de marketing confie no marketing por e-mail, a empresa de pesquisa Gartner descobriu que as campanhas de marketing de texto têm taxas de resposta 7 vezes maiores e taxas de cliques mais de 30 vezes maiores do que o e-mail. (4) Os textos são um canal ideal para mensagens de marketing de alta conversão, como lembretes de carrinho abandonado , vendas da Black Friday e outros conteúdos promocionais e mensagens personalizadas ou segmentadas com base nos dados do usuário. 

9. Invista em Publicidade Digital

A publicidade paga por clique é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes para atingir seu público-alvo e direcionar tráfego para seu site. Pode parecer arriscado gastar dinheiro em anúncios digitais, mas no mercado de comércio eletrônico altamente competitivo, os anúncios PPC são apostas de mesa.

Os anúncios PPC podem ser uma ferramenta útil para experimentar sua mensagem e marca, com o objetivo final de aprender o que recebe mais cliques e pode melhorar constantemente seu ROI. Google Ads e YouTube Ads são exemplos de publicidade PPC, assim como plataformas de mídia social como Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook.

10. Personalize o conteúdo

Todos os dias, compartilhamos informações importantes sobre nós mesmos online. Como uma empresa de comércio eletrônico, você pode aproveitar esses dados de maneiras respeitosas e legais para entender melhor seus compradores e conectá-los aos produtos de que precisam e desejam. Esse tipo de personalização - seja endereçando e-mails aos clientes pelo primeiro nome ou notificando os clientes de que um item que eles navegaram em seu site está de volta ao estoque - é uma vantagem competitiva importante no marketing digital. A pesquisa da Demand Metric descobriu que 82% dos clientes se sentem mais positivos em relação a uma marca depois de interagir com conteúdo personalizado. (5 ) Ao personalizar seu conteúdo de acordo com as necessidades e interesses dos compradores, você poderá melhorar suas conversões e obter um maior retorno sobre o investimento por seus esforços.

11. Faça uso de ferramentas digitais modernas

Assim como as lojas online são uma evolução das lojas físicas. As ferramentas de marketing digital tornam os profissionais de marketing online mais eficientes, orientados por dados e eficazes. Eles também podem ajudá-lo a melhorar a experiência e a jornada do cliente em seu site, desde o lead até a referência. Aqui estão alguns exemplos para explorar se você ainda não estiver fazendo isso.

  • Os chatbots usam inteligência artificial para se comunicar com os visitantes. Eles podem ser usados ​​para responder a perguntas, fornecer suporte ao cliente e promover produtos. Os chatbots são uma maneira escalável e acessível de se conectar com os clientes em um nível pessoal quando você não pode ter um humano real disponível para responder a todas as perguntas.

O vídeo é um meio crescente para se conectar com os consumidores: a quantidade de vídeos que as pessoas assistem on-line dobrou desde 2018 e 87% dos profissionais de marketing que usam vídeos dizem ter um ROI positivo. (6) Experimente a prospecção de vídeos: usando vídeos curtos e pessoais para apresentar sua empresa e marca, explicar seus produtos e construir relacionamentos com clientes em potencial. Ou adicione demonstrações de produtos ao seu site para ajudar a educar os clientes e acelerar o processo de vendas.

Verifique se você está usando todas as integrações disponíveis na plataforma de comércio eletrônico que está usando. Essas integrações são projetadas para tornar seus negócios mais eficientes e liberar você para se concentrar em outras coisas, principalmente conectando seus dados em plataformas de software e fornecendo uma visão mais precisa de seus negócios.

Coloque essas dicas de marketing digital em prática

Agora que você conhece as dicas mais essenciais de marketing digital, é hora de empregá-las para impulsionar as vendas online e expandir seus negócios.

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