segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

As 23 principais dicas de marketing digital para 2023

 Para comercializar com sucesso para o seu público, você precisa se tornar digital agora!

Avanços modernos em tecnologia significam que o mundo digital está crescendo como nunca antes. Se você deseja que sua empresa permaneça competitiva, é hora de realmente aproveitar o marketing digital e expandir seus negócios para novos patamares.

Para ajudá-lo a atingir seus objetivos de marketing, compilamos as 23 principais dicas de marketing digital para 2023. 

Dica 1: atualize seu site (o mais rápido possível)

Não comece o ano com um site antigo e disfuncional . Fazer isso seria como usar um uniforme velho e sujo em sua primeira grande reunião com o cliente.

Os usuários passam muito pouco tempo em seu site (cerca de 45 segundos) . Você não quer perder usuários porque seu site não está atualizado ou não é fácil de usar.

Dica 2: certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis

uso de dispositivos móveis só aumentará nos próximos anos. Portanto, é muito importante que seu site seja otimizado para dispositivos móveis.

Isso tornará a experiência do usuário fácil e conveniente para os clientes. O tempo voa quando você está se divertindo ou se divertindo, e é isso que você deseja para seus usuários.

Um site otimizado para dispositivos móveis também ajudará com os “Core-Web-Vitals” do Google, ajudando a medir a velocidade, a estabilidade visual e a capacidade de resposta. Prestar atenção a essas medições ajudará sua classificação de pesquisa no Google como resultado.

Lembre-se de que você deseja estar acessível a seus clientes em dispositivos móveis e computadores. A maioria dos usuários encontrará você em dispositivos móveis em 2023, então vamos garantir que eles aproveitem a experiência.

Dica 3: Concentre-se na experiência do usuário (UX)

Segundo o Google, os usuários mostram que preferem sites com uma ótima experiência de página. Faz sentido porque quem quer passar horas lutando online, certo?

Priorizar a experiência do usuário (UX) significa que os visitantes provavelmente permanecerão engajados no site da sua empresa, em vez de visitar seus concorrentes.

Para ajudar as empresas a medir a experiência do usuário em seu site, o Google lançou um conjunto de métricas chamado “Core Web Vitals” que ajudam a medir a velocidade, capacidade de resposta e estabilidade visual do site.

Dica 4: Crie conteúdo para responder às perguntas de seus usuários

O melhor e mais envolvente conteúdo sempre responde às perguntas de seus usuários. Se um usuário sentir que não está encontrando as respostas para suas perguntas, ele sairá. 

Você deseja que esse conteúdo informe ou agregue valor à experiência dos usuários e, por fim, ajude a resolver seus problemas.

Dica 5: aproveite os anúncios pagos (se ainda não o fez)

Tradicionalmente, as empresas usam rádio, TV, mídia impressa ou outras formas de mídia para aumentar a exposição de seus negócios. No entanto, a pandemia afetou a eficácia da maioria dessas plataformas. O digital foi o menos afetado e, de fato, melhorou durante a pandemia.

Para reduzir custos e aumentar os retornos, as empresas estão alocando menos em suas estratégias de marketing tradicionais e mais em suas estratégias de marketing digital.

Fazer isso melhora o tráfego do site da empresa, e mais tráfego significa mais pessoas encontrando você, o que significa mais vendas e lucros potenciais a longo prazo.

Dica 6: experimente novas ferramentas de marketing 

Novos programas e abordagens estão ajudando as empresas a obter otimização e métodos simplificados.

Considere usar essas ferramentas e plataformas de marketing digital em 2023 (se ainda não o fez):

  • CRMs – Sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente: mantenha seu processo de contato, vendas e engajamento do cliente bem gerenciado.
  • Software de análise e relatório – ajuda você a saber exatamente que tipo de resultados está obtendo, para que gaste seu tempo e orçamento nas coisas certas.
  • Software de otimização de SEO – Por exemplo, se você estiver usando um site WordPress, pode usar Yoast SEO ou Rankmath . Existem muitos outros. Também usamos uma ferramenta chamada Frase no Rocket Expansion para nos ajudar a criar um ótimo conteúdo otimizado para SEO.

Dica 7: Automatize suas tarefas 

Automatizar suas tarefas pode ajudar você a economizar tempo e priorizar projetos de maior prioridade. A automação nas áreas certas pode aumentar muito os benefícios da sua estratégia de marketing digital.

Aqui está uma lista de algumas das áreas a considerar a automação:

  • Automatize e-mails de marketing – agende seus e-mails de marketing com antecedência para seus contatos selecionados. Você também pode configurar séries de e-mail que são enviadas para diferentes públicos para fornecer acompanhamento personalizado.
  • Notificações automatizadas – são particularmente úteis para acompanhamento quando alguém lhe envia um e-mail.
  • Automatize postagens de mídia social – agende todas as postagens de mídia social em várias plataformas com antecedência.
  • Automatize o fluxo de leads – Se um usuário deseja baixar um recurso, você pode enviar um e-mail imediatamente para permitir que ele baixe esse recurso. Você pode continuar a enviar e-mails automáticos programados com informações adicionais sobre o tópico para ajudá-los a descer ao longo do funil.  
  • Automatize os relatórios do Analytics – Use o Google Analytics e seu CRM para rastrear o comportamento do consumidor. Essas métricas são vitais para observar o crescimento de suas atividades de marketing.

Dica 8: Crie conteúdo que as pessoas estão procurando e que as ajude

As ferramentas de SEO e os dados do Google Analytics informarão quais palavras-chave e tópicos os consumidores do seu setor estão procurando.

Use esses dados para criar blogs e recursos.

O objetivo é criar conteúdo valioso e de qualidade . Como alternativa, você pode usar esses tópicos para melhorar e redirecionar as informações em seus blogs atuais altamente pesquisados.

Também é fundamental focar na conexão humana, em vez de vender seu produto. Ao fornecer conteúdo útil e muito valioso, você começará a ganhar confiança e credibilidade com clientes em potencial.

Dica 9: Use vídeos nas redes sociais

O marketing de mídia social está disparando em 2023. Isso é predominantemente liderado pelo marketing de mídia social baseado em vídeo. Os consumidores estão cada vez mais envolvidos com conteúdo baseado em imagem, bem como conteúdo de vídeo.

Vimos grandes mudanças em quase todas as plataformas e cenários de mídia social no ano passado.

Os tempos mudaram e aplicativos como TikTok e Instagram Reels foram lançados em 2020, tornando os vídeos provavelmente a forma mais popular de conteúdo nas mídias sociais em 2023.

Qualquer agência de marketing digital e profissionais de marketing digital concordam que o marketing de vídeo é mais eficaz na geração de leads do que postagens estáticas.

Dê um passo adiante e tente adicionar elementos interativos aos seus vídeos de marketing.

Os vídeos interativos são um novo tipo de conteúdo que dá ao espectador a capacidade de interagir com os próprios vídeos, criando uma experiência de usuário como nenhuma outra.

Os consumidores preferem o conteúdo de vídeo interativo a outros tipos de conteúdo de vídeo, porque isso lhes dá a capacidade de decidir quais informações desejam visualizar e quando desejam visualizá-las.

Essas informações são fundamentais para a estratégia de mídia social da sua empresa.

Dica 10: Tornar-se local pode impulsionar suas vendas

As campanhas de marketing precisam ser personalizadas para atrair a população local. Comece otimizando sua presença digital para SEO local .

De acordo com a HubSpot, 72% dos clientes fizeram uma pesquisa local antes de visitar uma loja em um raio de 8 km .

Ter uma página do Google Meu Negócio é essencial, juntamente com um forte perfil de backlinking para impulsionar os resultados da pesquisa.

Em seguida, você pode aproveitar a tecnologia, como serviços de geolocalização, para atingir públicos-alvo. Com dados de geolocalização, você pode enviar mensagens personalizadas para um pequeno grupo incentivando ações em sua loja local próxima.

Dica 11: Use ferramentas que permitam vendas digitais 

Os consumidores sempre querem soluções instantâneas.

As pessoas não estão dispostas a passar horas procurando informações e com a mudança do comportamento do consumidor pela COVID, os consumidores esperam que tudo seja tratado online.

Em 2023, tente incorporar algumas estratégias e ferramentas digitais que facilitem o envolvimento conveniente de seus contatos com sua equipe de vendas em seus próprios termos.

Aqui estão alguns exemplos de ferramentas para manter em mente:

  • Chatbots – Os chatbots permitem que os visitantes abram conversas de bate-papo on-line ao vivo com representantes comerciais no site da empresa. As empresas podem fornecer suporte, fazer perguntas de qualificação de leads e até mesmo converter leads por meio de um chatbot on-line ao vivo, como o Drift Prospecção de vídeo: use a prospecção de vídeo para ajudar a se destacar entre os concorrentes e humanizar o processo de vendas, colocando um rosto no nome. Personalize sua mensagem e inclua uma chamada à ação para que eles agendem uma reunião com você.
  • Demonstrações pré-gravadas – Economize tempo em seu processo de vendas pré-gravando suas demonstrações de produtos. Você fornecerá uma ótima experiência ao usuário, na qual os visualizadores podem parar, pausar e assistir novamente à demonstração quando for conveniente para eles.
  • Ferramentas de agendamento e agendamento – Use ferramentas de agendamento de agendamento, como o Calendly, para agendar reuniões com leads de forma automática e precisa no local. Aqui está um exemplo nosso.
  • Transações online e assinaturas eletrônicas – Utilize transações online e ferramentas de assinatura eletrônica como DocuSign para fornecer um retorno conveniente e rápido nas compras.

Dica 12: construa sua marca estrategicamente

Seja você um especialista do setor ou um iniciante, as primeiras impressões são importantes. Bastante. A importância e o valor da primeira impressão da sua empresa é a razão pela qual você precisa de uma marca estrela do rock.

Sua marca é mais do que apenas um logotipo em exibição. A marca é profunda.

É por isso que contratar um profissional para fazer sua marca e logotipo é a chave para o seu sucesso. É parte do que fará de você a marca preferida.

Dica 13: Rastreie e Avalie os Gastos

Diferentes canais de branding e marketing on-line fornecerão diferentes benefícios para você e sua empresa. Como diz o velho ditado, “você tem que gastar dinheiro para ganhar dinheiro”. Prepare-se para gastar, mas seja esperto.

Passe algum tempo analisando cuidadosamente cada canal, plataforma ou ferramenta e o que eles oferecem ao seu negócio (em profundidade). Além disso, estabeleça metas claras e mensuráveis ​​para cada atividade.

Você vai querer fazer isso para poder decidir adequadamente onde e quanto gastar. Os gastos e o marketing digital devem ser feitos de forma estratégica.

Fazer as coisas ao acaso só produzirá resultados ineficazes e insustentáveis ​​para o seu negócio – você estará efetivamente queimando dinheiro.

Uma das estratégias que usamos na Rocket Expansion é fazer pequenas campanhas de teste com qualquer novo gasto de marketing e aguardar os resultados. Então, quando vemos quais campanhas são bem-sucedidas, gastamos mais pesado com elas e descartamos o resto.

Certifique-se de medir continuamente e ter análises dos resultados de cada uma de suas táticas e promoções de branding e marketing.

Isso garantirá que você obtenha o melhor retorno possível e altere ou interrompa as atividades que não estão atingindo seus objetivos.

Dica 14: Melhore sua presença online com SEO

A otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) é a arte e a ciência de ser encontrado on-line por meio de pessoas que pesquisam termos relevantes no Google ou em outros mecanismos de pesquisa.

Existem realmente 3 aspectos principais para SEO:

  • pesquisando o que as pessoas estão procurando em seu setor
  • escrever conteúdo relevante valioso e útil que responda às perguntas desses pesquisadores
  • fazer com que outros sites tenham links para este conteúdo

Com um SEO bem-sucedido, você pode expandir drasticamente seu alcance para novos públicos e comunidades online. Atraia-os para o seu site, onde você pode convertê-los em clientes pagantes.

Dica 15: Conheça seus clientes

Ter conhecimento sobre seus clientes e quais são seus comportamentos permitirá que você tenha uma visão de seus respectivos mercados.

Existem muitas ferramentas para entender e medir os comportamentos de compra de seus clientes.

Você pode criar personas de clientes que o ajudarão a criar sua estratégia de marketing digital e branding.

Além disso, monitorar comportamentos e resultados usando o Google Trends irá mantê-lo atualizado sobre tópicos relevantes.

Dica 16: Crie opções de autoatendimento

Mais uma vez, as pessoas hoje querem gratificação instantânea.

Crie uma ótima experiência do cliente, fornecendo recursos e respondendo a perguntas enquanto os clientes e clientes em potencial estão envolvidos.

Base de conhecimento:

Em vez de esperar horas (ou mesmo dias) pelo retorno do seu suporte, responda às perguntas de seus clientes agora, criando uma base de conhecimento com as respostas às perguntas mais frequentes.

Sua base de conhecimento deve incluir exemplos, imagens, explicações, links para recursos adicionais, etc. Tudo isso pode ser acessado pelo Google.

Vídeos de treinamento:

Crie uma biblioteca de vídeos de instruções para ajudar na integração do cliente e na educação do produto. Isso também ajudará a construir a reputação da empresa como uma marca que se preocupa com seus clientes.

A HubSpot Academy é um ótimo exemplo.

Dica 17: experimente o marketing baseado em contas

Um método de estratégia digital recente a ser considerado em 2023 é o marketing baseado em contas (ABM). O ABM é uma estratégia de marketing estratégica e personalizada em que as principais contas de negócios são comercializadas diretamente.

Os profissionais de marketing B2B já estão focando nas estratégias de marketing baseado em contas (ABM).

De acordo com a Associação de Marketing de Serviços de Tecnologia da Informação, 84% dos especialistas em marketing digital descobriram que o marketing baseado em contas oferece retornos mais altos do que qualquer outra abordagem de marketing !

Dica 18: Use a personalização

Envolva-se com seus clientes em potencial enviando mensagens relevantes direcionadas com base nos dados que você coletou deles.

Personalize suas mensagens usando as seguintes informações coletadas em seu CRM: informações demográficas e de contato, quais páginas da Web visitaram, quais e-mails clicaram, quais recursos baixaram, etc.

As empresas viram melhorias em seus esforços de marketing de conteúdo devido a estratégias de personalização.

Aqui estão alguns métodos a serem considerados:

  • Continue a enviar informações relevantes sobre seus interesses – Depois que um cliente em potencial se inscrever ou baixar um recurso, continue a enviar informações e recursos adicionais com base em seus tópicos de interesse para ajudá-lo a passar pelos estágios da jornada do comprador.
  • Aborde seus clientes em potencial pelo nome – Emails que personalizam a linha de assunto ou a mensagem de email têm maior probabilidade de abrir e clicar no email. e-mails personalizados fornecem taxas de transação seis vezes mais altas .

Dica 19: Revise sua estratégia e orçamento

A pandemia de coronavírus mudou o comportamento do consumidor e, portanto, mudou a forma como alcançamos nossos consumidores e direcionamos nossas campanhas publicitárias.

Dê uma olhada em suas métricas de marketing do ano passado para entender o que funcionou e o que não funcionou. Isso é fundamental para melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa e a publicidade paga daqui para frente e para não repetir os erros do passado.

Faça as melhorias necessárias e incorpore as novas estratégias mencionadas acima em sua estratégia digital de 2023.

Certifique-se de atualizar seu orçamento de marketing para acomodar as ferramentas e estratégias de marketing digital necessárias para 2023.

Dica 20: Use o Google Meu Negócio

Se você é uma empresa ou marca local, colocar sua empresa no Google Meu Negócio (GMB) é de extrema importância.

A boa notícia é que você mesmo pode configurar o GMB (ou contratar uma agência para configuração do GMB

O GMB é uma ferramenta gratuita que permite exibir as informações da sua empresa no Google e no Google Maps.

Você pode destacar seus elementos de marca por meio de fotos e postagens, além de exibir detalhes importantes, como horário de funcionamento, site, endereço e número de telefone.

Dica 21: experimente novas plataformas de mídia social

Manter-se atualizado com as crescentes plataformas de mídia social pode ajudar sua empresa a se envolver com seu público-alvo. Você precisa encontrar plataformas de nicho que abrigam seus clientes ideais e se conectar com eles!

Por exemplo, o novo titã da mídia social, TikTok, conquistou o mundo e forneceu às marcas de cuidados com a pele e moda uma nova saída para atingir seu público. O uso de influenciadores que usam essas marcas também deu uma nova vida ao marketing digital.

Dica 22: Atualize seu conteúdo

Você criou seu conteúdo como sugerimos acima e está no auge! 

Agora, não se esqueça de atualizar seu conteúdo antigo também! O mundo está mudando todos os dias e o conteúdo precisa mudar com ele. É obrigatório revisar seus blogs antigos e atualizá-los.

Você pode cortar conselhos que não são mais verdadeiros ou adicionar informações vitais que seu público vai adorar. 

Dica 23: Seja Autêntico

Uma das maneiras mais convincentes de atrair novos clientes é ser autêntico . Em vez de criar uma marca que você acha que as pessoas querem aprender, por que ser fiel aos seus valores fundamentais e atrair clientes com objetivos semelhantes aos seus?

Ao fazer isso, sua voz será ouvida por meio da narrativa sincera de sua marca e seu público responderá de maneira muito mais genuína.

Autenticidade transmitirá uma mensagem sobre sua marca que atrairá uma base de clientes mais relevante para sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário