Não há dúvida de que o marketing digital é crucial quando se trata do sucesso de qualquer negócio, independentemente do setor em que você atua. Então, quais são as melhores dicas e truques de marketing digital que podemos aplicar de marcas maiores (mais bem financiadas)?
A pandemia levou muitas empresas a ver o valor do marketing digital para atrair novos clientes. De acordo com a eMarketer , o marketing digital ocupa 54% dos orçamentos de marketing e cresceu 36% desde 2020!
Porque? Porque o marketing digital é a melhor maneira de alcançar novos clientes. E a melhor parte é que os insights digitais nos permitem ver diretamente o que os clientes desejam . Com o aumento de dados de marketing digital, ferramentas, análises e software de marketing digital, é muito mais fácil ver o comportamento real do cliente online… e atendê-lo! O marketing digital permitiu que as empresas obtivessem informações valiosas sobre as mentes dos clientes.
Quando implementado da maneira certa, o marketing digital permitirá que sua empresa atinja e alcance seus clientes, qualifique novos, aumente as vendas e tenha um crescimento duradouro.
Essas abordagens de marketing digital tornarão sua empresa visível para seus clientes existentes on-line e conectarão você a novos. Vamos nos aprofundar para entender os 10 melhores truques de marketing digital que você pode usar hoje para expandir seus negócios.
O que é Marketing Digital hoje?
O marketing digital é o uso da internet, plataformas de mídia social, sites, e-mails e todos os nossos dispositivos eletrônicos para que sua empresa seja encontrada por novos clientes.
O marketing digital está crescendo à medida que mais pessoas usam a Internet e as plataformas sociais para trabalhar e se divertir.
No mundo digital de hoje, o marketing é conectar-se com seus clientes em potencial no lugar certo e na hora certa, ganhar sua confiança, educá-los sobre as últimas tendências e, em seguida, posicionar sua empresa como uma solução para suas necessidades.
A estratégia de marketing digital engloba uma variedade de atividades de marketing, como marketing de conteúdo, marketing por e-mail, otimização de mecanismos de pesquisa, marketing móvel e muito mais.
O Marketing Digital inclui:
- Search Engine Marketing (muitas vezes referido como pesquisa paga ou PPC para Pay-per-Click)
- Otimização para Mecanismos de Busca ( SEO )
- marketing de mídia social
- Marketing de conteúdo
- Marketing de áudio e vídeo
- e-mail de marketing
- Publicidade em exibição digital ( anúncios em banner )
- Publicidade nativa
- Marketing de influenciadores / Marketing de defesa
- marketing afiliado
- Pay-per-Lead (PPL) às vezes referido como Content Syndication
Por que você precisa de marketing digital hoje
O marketing digital é ser encontrado pelo seu público-alvo com base nos termos de pesquisa que estão usando, no conteúdo que estão consumindo nos canais digitais onde passam o tempo.
Este gráfico mostra o declínio dramático do consumo de mídia tradicional e o incrível aumento de tempo que todos estamos gastando em canais digitais de 2011 até o presente.
É por isso que o futuro do marketing é digital . As marcas precisam de marketing digital para atingir seus objetivos de marketing em um mundo digital. Essas metas de marketing podem incluir conscientização e alcance, conversão de leads ou receita, fidelidade e retenção de clientes.
Para ajudá-lo a ver os benefícios do Marketing Digital, compilamos esta lista dos melhores truques de marketing digital usados pelas melhores marcas, mas que podem ser aplicados a qualquer tamanho de empresa ou orçamento.
10 melhores dicas de marketing digital das principais marcas
- Combine SEO e Marketing de Conteúdo
- Tenha uma presença visível em plataformas de mídia social relevantes
- Otimize seu site para navegação mobile-first
- Use as ferramentas certas de marketing digital
- Seja Incrível no Design
- Criar e aumentar uma lista de e-mail
- Gaste com sabedoria em publicidade digital
- Conteúdo Visual
- Observe atentamente suas análises
- Integre estratégias e campanhas em todos os canais
1. Combine SEO e Marketing de Conteúdo
SEO certamente não é novidade. Por muito tempo, o SEO foi uma função de palavras-chave e codificação. Então o Google ficou mais inteligente. O Google aprendeu que SEO é recompensar marcas com conteúdo útil .
É por isso que combinar SEO (que perguntas nossos clientes fazem) e Marketing de conteúdo (que respostas damos) é uma das tendências de marketing mais eficazes que veremos no futuro do marketing.
Hoje, a maioria das métricas incluídas no algoritmo do Google tem a ver com conteúdo ( até o Google admite isso ) e o engajamento que você ganha por meio da distribuição de um ótimo conteúdo. Usar vários tipos de conteúdo (visual, texto, vídeo, infográficos, áudio, etc) é muito melhor do que usar um único tipo de conteúdo.
Mais conteúdo – À medida que mais empresas adotam o marketing de conteúdo, a concorrência continua a ficar mais difícil. Tudo o que você faz online é afogado em ruído e sobrecarga de informações. Para progredir, toda empresa precisa publicar conteúdo melhor e mais .
De acordo com os dados, publicar pelo menos uma vez por semana é crítico para o ROI e o ROI cai drasticamente quando você publica com menos frequência. No entanto, não se trata de quantidade versus qualidade , mas uma combinação ideal de ambos.
Conteúdo valioso – O conteúdo deve ser divertido, informativo e empático. O conteúdo valioso responde à intenção de pesquisa ou à pergunta feita pelo mecanismo de pesquisa, mas também é estruturado de forma a incentivar o envolvimento, como assinaturas de e-mail, compartilhamento, comentários e outras ações que contribuem para o ROI.
Conteúdo original – O conteúdo pode ser áudio, vídeo ou texto, mas quando você decidir usar um ou todos esses conteúdos digitais, certifique-se de que seja bom e original. Se você não pode criar conteúdo exclusivo, atraente e bom sozinho, pode contratar um especialista para criar conteúdo para seu site e plataformas de mídia social. É aqui que você precisará de um plano de marketing de conteúdo poderoso como nunca antes.
Conteúdo apropriado – Como você pode ver neste infográfico da Occam's Razor, você precisa produzir o conteúdo certo para cada estágio do processo de conversão (e suas métricas precisam corresponder ao seu objetivo com cada parte do conteúdo).
Ao fornecer o conteúdo certo no momento certo, você tem mais chances de converter visitantes em compradores .
O alcance é importante. Quanto mais visitantes você trouxer para o seu site, tudo sendo igual, maior será o seu ROI. Esta é uma das razões pelas quais é importante ter várias plataformas sociais e ter links em seu conteúdo para que os visitantes possam compartilhar seu conteúdo facilmente. Você deve compartilhar seu conteúdo assim que for publicado e aqui está uma programação que recomendamos:
2. Tenha uma presença visível em plataformas de mídia social relevantes
Ser visto online é a chave para o sucesso de todos os negócios, especialmente no mundo de hoje, onde quase todos os negócios se tornaram digitais. É uma das maneiras de se destacar da multidão.
Por esse motivo, você precisa construir sua presença online em redes sociais de relevância . Observe que existem muitas redes sociais disponíveis, mas você precisa identificar onde seus clientes passam a maior parte do tempo e direcioná-los para lá. Escolha aqueles que são relevantes para seus negócios e clientes em potencial e construa sua presença online lá.
Como minha filha vai te dizer: compartilhe mais de uma vez no Instagram e ela vai parar de te seguir! Além de compartilhar seu próprio conteúdo, você deve compartilhar conteúdo criado por outras grandes empresas/especialistas. Muitos especialistas recomendam que você promova ou venda no máximo 20% do seu conteúdo. Pelo menos 80% de seus compartilhamentos sociais devem ser conteúdo valioso em seu setor.
E lembre-se de que a mídia social não é o lugar para lançar seus produtos (a menos que seu sobrenome seja Kardashian). A mídia social é para compartilhar e engajar. Embora as redes sociais sejam uma ótima maneira de entender qual conteúdo ressoa com seu público, a mídia social não é o melhor canal de marketing digital para demonstrar o crescimento dos negócios.
3. Otimize seu site para navegação mobile-first
Muitos consumidores nos Estados Unidos e em todo o mundo acessam a Internet apenas de seus telefones celulares. Portanto, você precisa de um site que carregue rapidamente , funcione em todos os tipos de dispositivos móveis e tenha uma aparência incrível no processo.
Você também precisa garantir que seu conteúdo seja compatível com dispositivos móveis e que seu site e redes de mídia social sejam acessíveis em computadores e dispositivos móveis. Uma coisa que estamos sempre procurando melhorar é a experiência do leitor. Estamos constantemente testando quais fontes, cores e tamanhos de fonte, por exemplo, são melhores para leitura em uma variedade de pequenas telas móveis. Também estamos sempre otimizando os tempos de carregamento da página.
Portanto, é crucial tornar seu site e conteúdo acessíveis aos usuários em todos os tamanhos de tela. Atualize o design do seu site usando as últimas tendências e esquemas de cores.
4. Use as ferramentas certas de marketing digital
O marketing digital é uma fusão de diferentes estratégias voltadas para uma infinidade de canais, como SEO, PPC, mídia social e assim por diante.
Para garantir que você tenha um mix de marketing integrado, você precisa das ferramentas de marketing digital certas para ajudá-lo a executar campanhas eficazes. Você também precisa desenvolver experiência em usá-los e aplicar os insights no contexto certo.
Por exemplo, você precisa de um CMS para alimentar o conteúdo do seu site (usamos o WordPress assim como 60% de todos os sites). Você também precisa de ferramentas de email marketing para distribuir seu conteúdo (usamos o Mailchimp). Você pode usar uma plataforma de gerenciamento de mídia social para gerenciar a distribuição social (usamos o Hootsuite). Você também deve considerar a geração de leads, automação de marketing e CRM. Muitas empresas menores usam o Hubspot para todas essas funções. As empresas maiores costumam usar o Adobe / Marketo para essas funções.
Usamos um serviço de página de destino chamado ConvertFlow para geração de leads e eu acompanho os leads usando uma sofisticada planilha do Google. Funciona bem para nós! Você também vai querer usar uma ferramenta de análise como o Google Analytics para entender os detalhes do seu site. E, claro, há todo um mundo de Tecnologia de Marketing (MarTech) que as empresas maiores estão usando.
5. Seja Incrível no Design
O design sustenta muito do que torna o marketing digital um sucesso. Esteja você projetando um site, uma página de destino ou criando uma imagem para seu site, anúncio ou infográfico, você precisa ter boas habilidades de design. Nem todos nós somos prodígios quando se trata de design, mas existem algumas ferramentas para ajudar.
Canva – é uma ótima ferramenta para criar imagens de mídia social, quer você precise delas para o seu perfil ou como imagens para incluir em postagens. Um aspecto do Canva que eu realmente gosto são os modelos que ajudam a criar imagens de ótima aparência, mesmo que você não saiba nada sobre layout ou quais fontes combinam. Eles estão constantemente adicionando novas imagens e ferramentas, como modelos de infográficos, para ajudá-lo.
Photoshop – é caro, mas o Photoshop é uma ótima ferramenta de design.
6. Crie e Aumente uma Lista de Email
O e-mail ainda é um impulsionador eficaz do ROI do marketing digital. Na verdade, o e-mail oferece cerca de US$ 36 em ROI para cada dólar gasto! Mas você tem que fazer isso direito.
Verifique se o seu site inclui um formulário de inscrição no boletim informativo por e-mail. Forneça conteúdo valioso para seus assinantes, não apenas promoção. Conte histórias. Usamos nossas listas de e-mail principalmente para compartilhar nosso conteúdo. Também alimentamos nossos leads por e-mail e convertemos bastante por meio desse processo.
O truque é equilibrar conteúdo, histórias e chamadas à ação. Por exemplo, nosso primeiro e-mail de nutrição apenas conta algo pessoal sobre mim (“Tenho 4 filhos e eles fazem muitas perguntas. Você tem alguma pergunta para mim?)
Mas, em e-mails posteriores, compartilho algumas de nossas principais histórias, explico o que vendemos e peço às pessoas que entrem em contato comigo.
7. Gaste com sabedoria em publicidade digital
Agora ouça, muitas pessoas estão gastando em anúncios digitais. Muito poucos são capazes de mostrar qualquer ROI . (Se estiver, por favor me avise. Adoraria contar sua história!)
Publicidade digital, incluindo Google Ads PPC (pagamento por clique), YouTube Ads, publicidade em mídias sociais em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, Snapchat, Tiktok são coisas que você pode testar para obter sucesso no marketing digital.
Nós tentamos de tudo. A única abordagem que descobrimos que traz tráfego relevante, visitantes engajados e leads convertidos é o que chamamos de promoção de conteúdo contextual . Encontramos seu público-alvo onde quer que ele esteja na web e veiculamos um anúncio para ele. Mas não um anúncio para o seu produto. E anúncio para o seu conteúdo.
Em seguida, reunimos esse público em um pool de redirecionamento . E nós os atingimos com ofertas como e-books, webinars, guias gratuitos. Isso nos permite fornecer CPCs 80% menores que a média e CTRs 4 a 5 vezes maiores que a média.
8. Adicione conteúdo visual à sua estratégia digital
Uma imagem vale literalmente mais que mil palavras, e as pessoas as compartilham com mais frequência do que o conteúdo baseado em texto. Adoramos infográficos porque eles podem ser atraentes, envolventes e exibir muitas informações. Nossos cérebros podem processar imagens muito mais rapidamente do que texto.
Aqui estão alguns exemplos dos melhores infográficos de conteúdo que profissionais de marketing incríveis criaram e usaram para ressoar com seu público. Eu também criei essas dicas de marketing digital . Todos esses são exemplos de conteúdo visual no marketing digital.
Alguns outros exemplos incluem gráficos de mídia social, vídeos, webinars, até mesmo a imagem do título de nossas postagens de blog é projetada e marcada para nos diferenciar de qualquer coisa antiga que você possa ler na web.
9. Observe atentamente suas análises
Quase o outro lado do espectro da criatividade é a análise, mas essa é exatamente a combinação que você precisa para o sucesso do marketing digital. O Google Analytics é perfeito para entender os elementos críticos do seu site e como os visitantes navegam por ele. Se você está tentando aprender como obter informações do Google Analytics, pode usar o Google Data Studio para fazer um teste usando dados do site de comércio eletrônico do Google.
Para análises fora do Google Analytics, existem várias ferramentas excelentes. Você pode usar análises individuais de cada rede social (ou seja, Facebook, Pinterest, etc.), pode reuni-las em um só lugar usando programas de painel ou pode pagar por ferramentas mais poderosas para obter mais informações.
10. Integre estratégias e campanhas em todos os canais
A integração dessas táticas pode ser realmente desafiadora, especialmente em uma empresa maior, onde diferentes equipes podem gerenciar diferentes plataformas ou onde diferentes agências de publicidade lidam com diferentes aspectos do marketing, como marketing de conteúdo, pago e social. Mas, integrar você deve alcançar o verdadeiro sucesso do marketing digital.
Vamos falar sobre como você integra essas táticas que contribuem para o sucesso da estratégia de marketing digital.
Fonte: On Top Visibility
Planejamento estratégico
O primeiro passo na integração é ter um plano estratégico. Não tem um, aqui está um link para criar um plano de marketing digital .
A coordenação vem de elementos estratégicos, como mensagens, mas mesmo elementos como missão e metas ajudam a integrar os esforços, criando um guarda-chuva sob o qual as equipes criam postagens, infográficos e as métricas usadas para avaliá-los.
Comece simplesmente identificando seus objetivos de marketing digital, quais lacunas você precisa preencher e quem pode ajudar a preenchê-las,
Conselho de conteúdo
A união de todos é importante. Todos devem ter tempo para compartilhar os elementos em que estão trabalhando e obter informações do grupo sobre maneiras de estender um esforço específico em várias plataformas e esforços criativos.
O objetivo principal é ajudar a debater maneiras de preencher suas lacunas de conteúdo. Depois de alinhar sua estratégia, fazer com que todos participem pode ajudar muito a unir todos.
Um Plano Mestre
É preciso haver uma pessoa responsável pelo sucesso do marketing digital e essa pessoa é a chave para coordenar os esforços entre as equipes. Algumas organizações têm um processo de aprovação em que a pessoa superior deve aprovar tudo antes de entrar no ar. Não sou muito fã dessa abordagem porque pode retardar o processo e, ao contrário da publicidade tradicional, a mídia digital é dinâmica e orientada por dados.
Uma estratégia melhor é usar um calendário de conteúdo mestre digital para permitir que todos postem no que estão trabalhando, os recursos que planejam usar e quando o esforço criativo será lançado. Mas, não basta postergar planos. Você pode usar seu conselho de conteúdo para revisar esses planos e fazer ajustes.
Por exemplo, reutilizar um gráfico criado por outra equipe não apenas economiza tempo e dinheiro, mas também cria um visual que ajuda os consumidores (clientes e potenciais clientes) a associar os dois esforços – e aumenta a frequência.
Sua vez
O marketing digital é essencial para o sucesso do seu negócio e esperamos que nossa lista de truques o mantenha na direção certa. Esses truques são experimentados e testados e, quando você os implementa de maneira eficaz, pode ficar à frente da concorrência.
Se você deseja que sua empresa seja bem-sucedida on-line no mundo digital de hoje, esses truques de marketing digital serão úteis. Que dicas você acrescentaria a esta lista? Conte-nos nos comentários abaixo!
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