segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

19 dicas fáceis (mas eficazes) de marketing digital

 Procurando algumas dicas de marketing digital simples, mas eficazes? Você está no lugar certo.

Prepare-se para implementar as dicas abaixo, que irão melhorar o seu negócio:

  1. Definir objetivos de marketing SMART
  2. Rastreio de KPIs certos
  3. Crie uma estrutura de site simples e lógica
  4. Crie uma declaração de posicionamento clara
  5. Crie um perfil comercial do Google
  6. Segmente comida de baixa concorrência
  7. Crie seguidores em uma rede social
  8. Crie uma lista maldita de e-mail
  9. Segmente fornecido com potencial de tráfego de pesquisa
  10.   Roube” como palavras-chave de seus concorrentes
  11. Criar uma página versus
  12. Faça uma página de estatísticas
  13. Usar HARO
  14. Capturar trechos em destaque
  15. Classificar vídeos no Google
  16. Exiba anúncios em plataformas menos populares
  17. Terceirizar tarefas chatas
  18. Dobrar o que está funcionando
  19. Ser diferente

Qual é a primeira coisa que você faz quando começa a planejar as férias? Você decide para onde ir, também conhecido como destino.

É o mesmo para o marketing. Para ir a algum lugar, você deve primeiro decidir para onde quer ir. Você não pode saber se chegou ao seu destino se não definir um em primeiro lugar. 

Isso significa saber quais objetivos de marketing você está tentando alcançar.

Você não pode ser vago também.  “Aumentar as vendas em 30%” não inspira ninguém.  Em vez disso, você deve criar objetivos que atendam aos critérios SMART:

  • Específico  – Indique claramente o resultado desejável e explique quem, o quê, quando, quanto, etc.
  • Mensurável   – Acompanhe o progresso com os principais indicadores de desempenho (KPIs).
  • Achievable   – Estabeleça metas ousadas, mas também seja realista;  usar o crescimento atual como referência.
  • Relevante   – O objetivo se alinha com sua estratégia geral de marketing e negócios?
  • Oportuna   – Estabeleça um prazo para atingir a meta.

Por exemplo, se formos criar um objetivo de marketing para o nosso blog, pode ser algo assim:

Aumente o tráfego orgânico de 300 mil para 700 mil até o final de 2022.

2. Acompanhe os KPIs de marketing certos para seus objetivos de marketing

Seu GPS informa se você está indo no caminho certo ao viajar.  Mas qual é o GPS para o seu marketing?

Esses são seus KPIs de marketing.  Depois de decidir seus objetivos (ou seja, seu destino), esses KPIs informam se você está indo na direção certa.

Mas nem todos os KPIs são iguais.  Você provavelmente não se importa com quantas milhas já percorreu.  Você só quer saber se está se aproximando ou se afastando.  O mesmo vale para o marketing.  Existem muitos KPIs que você pode acompanhar, mas a maioria são simplesmente indicadores de vaidade.

Você só precisa rastrear alguns para saber se está indo na direção certa.  Leia o artigo abaixo para descobrir quais KPIs valem o seu tempo.

3. Crie uma estrutura de site simples e lógica

As pessoas e os interruptores de pesquisa podem ter dificuldade para encontrar páginas em um site desorganizado.  Portanto, geralmente é melhor usar uma estrutura de site plana em que todas as páginas não estejam a mais do que alguns cliques da página inicial.


Recomendamos que a maioria das suas páginas não esteja a mais de quatro cliques da página inicial.  Se houver páginas a mais de seis cliques de distância, considere aproximar-las de sua página inicial para facilitar a localização dos visitantes e dos botões de pesquisa.

4. Crie uma declaração de posicionamento claro para o seu negócio

Mesmo na pequena Cingapura, existem centenas de academias e centros de fitness.  Por que alguém deveria escolher o seu negócio em detrimento dos outros?

Eles não vão, a menos que você diga a eles por quê.

Isso se chama posicionamento.  E em sua declaração de posicionamento, você deve explicar  claramente  o que é seu produto ou serviço, por que é diferente e por que é importante para seus clientes-alvo.

É impossível ensiná-lo a criar um em um post de blog (daria um livro!), então eu recomendo fortemente que você leia “  Evidentemente Incrível  ” de April Dunford – um guia passo a passo para criar uma declaração de posicionamento .

Aqui está uma nota rápida sobre os penhascos:

  • Entenda quem são seus melhores clientes
  • Liste suas alternativas competitivas
  • Descubra os atributos e recursos que tornam seu produto/serviço único
  • Descubra o que esses atributos e recursos fazem por seus clientes
  • Encontre um mercado-alvo que se preocupe com esses valores

Se você é uma empresa local que atende clientes locais, precisará de um Perfil comercial do Google. Reivindicar esse perfil ajuda você a se classificar melhor em pesquisas relevantes do Google, tanto na pesquisa na Web quanto no Google Maps.

Isso é fácil com o Google Meu Negócio e leva apenas 30 minutos do seu tempo. É uma fruta fácil de colher.

Siga o guia abaixo para saber como criar um perfil otimizado.

6. Segmente provisões de baixa concorrência

O escritor de finanças Morgan Housel  escreve  :

A chave é reconhecer que o longo prazo é apenas uma coleção de curtos prazos, e capturar o crescimento de longo prazo significa administrar o curto prazo com eficácia suficiente para garantir que você possa permanecer por um longo tempo.

Simplificando, se você não pode sobreviver agora, não pode existir a longo prazo.  Portanto, mesmo que você queira classificar as palavras-chave mais valiosas para o seu negócio, isso levará tempo. Enquanto isso, comece a ranquear para palavras-chave de baixa concorrência.

Estas são palavras-chave para o que você pode classificar sem muito esforço.  Normalmente, você não precisará criar muitos links ou ter alta  autoridade no site   para classificá-los e obter tráfego orgânico para seu site.

7. Crie seguidores em uma rede social

Você deve começar a mexer no TikTok ou seguir a velha escola e ficar com o Instagram?  Talvez você deva criar vários 🧵 no Twitter ou talvez você deva apostar nessa nova e futura plataforma social.

Seja o que for, basta escolher um.  Não entre em uma plataforma apenas porque é a ferramenta mais recente e brilhante.

O fascínio de estar presente em várias plataformas de mídia social é enorme.  Mas não ceda a essa tentativa.  Ter um bom desempenho em cada plataforma significa criar conteúdo que se encaixa nativamente.  Isso é muito tempo, esforço e recursos.

Qual rede social você deve escolher?  Bem, isso remonta ao seu objetivo de marketing (dica nº 1).  Se o seu público-alvo está no Twitter e isso é o aproximado do seu objetivo, essa é a plataforma que você deseja.

8. Crie uma lista maldita de e-mail

Embora recomendemos a criação de seguidores em uma plataforma, lembre-se de que você nunca será o dono desse público.  Você está “pegando emprestado”, o que significa que está sempre à mercê da plataforma.

Se quiser limitar seu alcance um dia, pode.  Mas o e-mail é diferente - você é o dono da lista.  Ninguém pode limitar seu alcance.  Portanto, embora a criação de uma lista de e-mails use um conselho de marketing digital de 2005, não é um conselho ruim.

Toda empresa deve ter uma lista de e-mail.

A maneira mais simples de criar uma é oferecer aos assinantes em potencial algo em troca de entrar na lista. Pode ser qualquer coisa: um eBook, um curso, um desconto ou mais.

9. Segmente tópicos com potencial de tráfego de pesquisa

Se você deseja classificar no Google, o tópico que você está segmentando deve ser aquele que as pessoas estão procurando. Isso faz sentido, certo? No entanto, a maioria das empresas começa a blogar criando um artigo e rezando para que ele seja classificado.

Esperança não é uma estratégia. Queremos ser intencionais. Queremos que nossos artigos sejam classificados. Para fazer isso, precisamos segmentar tópicos com potencial de tráfego de pesquisa.

Como você encontra esses tópicos? Veja como:

  1. Insira um tópico relevante
  2. Acesse o  Relatório de termos correspondentes
  3. Alterne a guia para Perguntas
Resultados do relatório de termos correspondentes para "basquetebol"

Como você pode ver, existem mais de 197 mil tópicos que você pode segmentar. Observe a lista e escolha tópicos relevantes.

10. “Roube” as palavras-chave de seus concorrentes

E se você pudesse descobrir para quais palavras-chave seus concorrentes classificam para poder replicar a estratégia deles?

Boas notícias: você pode. Veja como:

  1. Insira o domínio de um concorrente
  2. Ir para o   relatório  Páginas principais
Principais resultados do relatório de páginas

Aqui, todas as páginas de seus concorrentes são classificadas pela quantidade de tráfego orgânico que recebem, mais a palavra-chave que envia mais tráfego para cada página.

Examine a lista e escolha os que são mais relevantes para o seu negócio.

Seus clientes querem o maior retorno possível.  Então eles vão comparar você e seus concorrentes.  Mais uma vez, em vez de deixar ao acaso, você deve tomar a iniciativa.

Crie uma página versus onde você compara os prós e contras entre o seu negócio e de um concorrente.

Como você sabe com quem seus clientes estão comparando você?  Veja como descobrir:

  1. Insira o nome da sua marca
  2. Acesse o   Relatório de  termos correspondentes
  3. No menu  Termos   , escolha “vs” (ou algum outro termo que signifique comparação)
Resultados de relatório de termos correspondentes.  Barra lateral mostrando "vs" selecionado

Fazer isso para nossa própria marca mostra que as pessoas estão nos comparando com Moz, SEMRush e Majestic.

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