segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

8 dicas de marketing digital para o seu negócio

 Para um marketing online bem-sucedido, as empresas precisam estar envolvidas em todos os canais. O Ascent detalha 8 dicas de marketing digital para colocá-lo na frente do seu público.

As pequenas empresas de hoje reconhecem a importância do marketing digital para impulsionar o reconhecimento da marca, o engajamento e os esforços de vendas.

Para alcançar o marketing online bem-sucedido, as empresas B2C e B2B percebem que precisam estar envolvidas em todos os canais digitais se quiserem se conectar com seus clientes-alvo. Confira essas dicas de marketing digital, tanto para marketing online quanto mobile, voltadas para pequenos empresários que buscam otimizar seus resultados, mesmo com um orçamento reduzido.

De como fazer um boletim informativo por e-mail a formas criativas de atualizar seu conteúdo de marketing, cobrimos todos os aspectos do mundo do marketing digital.

Resumo: dicas de marketing digital que sua empresa deveria experimentar

  • Saiba onde seu público fica on-line.
  • Desenvolva uma estratégia de marketing digital estruturada, porém flexível.
  • Aprimore seus recursos de marketing visual.
  • Expanda seus esforços de marketing móvel.
  • Envolva seu público na criação de conteúdo.
  • Não pule o e-mail marketing.
  • Alimente seu processo de Gestão de Relacionamento com o Cliente.
  • Atualize seu conteúdo de marketing.

Nossas dicas favoritas de marketing digital para pequenas empresas usarem

Vamos começar com as principais dicas de marketing digital que se mostraram eficazes para proprietários de pequenas empresas. Isso inclui empresas de propriedade local, freelancers com empresas virtuais e fundadores de startups com a intenção de transformar sua ideia em uma empresa maior.

Além da paixão pelo que fazem e do desejo de ajudar a resolver os problemas de seu público, algo que todos os proprietários de pequenas empresas compartilham é a necessidade de fazer o marketing digital funcionar com um orçamento pequeno ou inexistente.

Essas dicas favoritas de marketing digital são todas maneiras baseadas em valor para atingir efetivamente seus objetivos de marketing sem gastar demais.

1. Saiba onde seu público se encontra online

Quer seu público seja composto por consumidores ou profissionais de negócios, o número de canais e comunidades on-line se expandiu.

O fato de muitas pessoas usarem esses canais simultaneamente, tanto como consumidores quanto como profissionais de negócios, pode complicar ainda mais o processo de localização desses alvos. Saber onde encontrar as pessoas com quem deseja falar é marketing 101.

Para desenvolver uma estratégia de marketing online de sucesso, você precisa estar atento a todos os possíveis locais onde seu público frequenta e aproveitar ao máximo a tecnologia para entender melhor porque eles passam tanto tempo ali.

Como descobrir onde seu público fica on-line:

  • Pesquise minuciosamente todos os canais: você precisa entender como cada canal é usado, quais são os dados demográficos desses canais e por que as pessoas os frequentam. Isso pode ajudar a orientar suas interações com esse público, bem como sua estratégia e desenvolvimento de conteúdo.
  • Aproveite a tecnologia para aprofundar os insights: Existem várias ferramentas que analisam sites de mídia social, postagens, conteúdo e comportamento online. Isso pode ajudá-lo a rastrear como seus alvos se comportam online. Por exemplo, você pode identificar quando e onde eles estarão em determinados canais e por quanto tempo.

2. Desenvolva uma estratégia de marketing digital estruturada, mas flexível

Se quiser seguir essas dicas de marketing de busca, você precisa de um plano estruturado. Deve fornecer uma estrutura clara que permita implementar sua estratégia de marketing B2B estratégia e táticas

Todos precisam saber pelo que são responsáveis, para que os itens acionáveis ​​possam ser medidos e rastreados.

O marketing digital está em constante mudança devido à mudança de expectativas, tendências e tecnologia. Um plano estruturado oferece uma base sólida a partir da qual você pode se adaptar conforme necessário, sem perder o foco.

Como colocar uma estratégia de marketing digital em ação:

  • Implemente um sistema de gerenciamento de conteúdo: um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) fornece uma base para o conteúdo que pode direcionar suas táticas de marketing de conteúdo e SEO usando seu plano de marketing digital. Mesmo que suas táticas e mensagens mudem, seu CMS pode mudar junto com ele.
  • Use ferramentas de análise: seu plano de marketing digital deve fornecer uma estrutura ampla, mas também é importante ficar por dentro de quaisquer tendências ou táticas que possam não estar funcionando. As ferramentas de análise ajudam a identificar e até prever mudanças e, assim, orientar as atualizações de sua estratégia de marketing digital.

3. Aprimore seus recursos de marketing visual

O conteúdo visual atrai tanto o público empresarial quanto o consumidor. Quer se trate de imagens, vídeos verticais, vídeos em 360 graus, vídeos ao vivo, histórias que desaparecem ou TV social, a demanda por marketing visual continua a crescer.

Esta é uma das formas mais envolventes de se conectar com seu público, o que significa que é fundamental incorporar o marketing visual para todos os tamanhos de tela em sua estratégia de marketing digital.

Como aprimorar seus recursos de marketing visual:

  • Inclua vídeo ao vivo: uma ferramenta de marketing visual é usar vídeo ao vivo quando você tiver algo especial para compartilhar, como um novo produto ou serviço, ou quando estiver promovendo um evento especial no local . Certifique-se de se concentrar no planejamento e na prática antes de usar o vídeo ao vivo. Tente também mantê-lo abaixo de dez minutos e considere o que interessará tanto ao seu público ao vivo quanto ao replay.
  • Crie um canal no YouTube: além de incorporar vídeos em seu site, blog e perfis de mídia social, você também deve considerar a criação de um canal no YouTube . Consumidores e profissionais de negócios podem recorrer a este canal para assistir a tudo, desde análises de produtos, vídeos de demonstração e vídeos de depoimentos a vídeos instrutivos de instruções, vídeos de entrevistas com especialistas e apresentações de webinars ou conferências anteriores.

4. Expanda seus esforços de marketing móvel

Apenas olhar ao seu redor deve ser um lembrete da importância do marketing móvel. Não importa onde você vá, as pessoas estão olhando para suas telas, então certifique-se de que elas estão olhando para o seu conteúdo, site e presença digital.

Como expandir os esforços de marketing móvel:

  • Procure maneiras exclusivas de usar dispositivos móveis: a tecnologia móvel de realidade aumentada está em alta, adicionando uma nova dimensão à experiência móvel dos usuários. Pense em como você poderia usar essa tecnologia para imergir seu público-alvo em seu produto ou serviço para que eles possam ver e sentir o valor de sua oferta.
  • Adicionar recurso de aplicativo baseado em nuvem: com o crescimento da inteligência artificial, a proliferação de dados e o aumento do uso de dispositivos conectados, o espaço de armazenamento se torna um fator importante no gerenciamento de seus esforços de marketing digital. Procure investir em opções de armazenamento em nuvem gratuitas ou de baixo custo que atendam às suas necessidades de armazenamento e sejam acessíveis a todos os membros da equipe, não importa onde estejam localizados.

5. Envolva seu público na criação de conteúdo

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) aprofunda o engajamento porque seu público gosta de ver e compartilhar o conteúdo que criou para uma marca. É uma maneira econômica de esticar os dólares de marketing digital.

Além disso, pode aumentar as vendas. De acordo com um estudo da TurnTo Networks, 90% dos consumidores entrevistados acreditam que o conteúdo gerado pelo usuário influencia suas decisões de compra mais do que e-mails promocionais e resultados de mecanismos de pesquisa.

Como gerar criação de conteúdo de audiência:

  • Encontre e use um sistema para coletar conteúdo gerado pelo usuário: existem aplicativos e portais que podem se integrar a sites de mídia social ou ao seu site e canalizar todo o conteúdo gerado pelo usuário enviado para um local para revisão, organização e compartilhamento.
  • Esteja ciente de que o UGC pode ser negativo: embora você obviamente não queira compartilhar conteúdo negativo sobre sua marca, não pode ignorá-lo e torcer para que desapareça. Aprenda com ele e reconheça aqueles que o criaram. Informe a esses usuários que você aprecia seus comentários e encontre maneiras de incorporar suas contribuições para melhorar seu produto ou serviço.

6. Não pule o e-mail marketing

De acordo com o CampaignMonitor, o marketing por e-mail oferece um retorno médio do investimento de US$ 44 para cada US$ 1 gasto. E esse retorno pode crescer ainda mais porque um estudo do The Radicati Group prevê que o uso global de e-mail aumentará de 3,8 bilhões de usuários em 2018 para 4,2 bilhões até o final de 2022.

Como colocar o e-mail marketing em ação:

  • Crie e revise sua lista de e-mail: Incentive os visitantes do site e da mídia social a se inscreverem em sua lista de e-mail para que você possa continuar a fornecer a eles conteúdo valioso e soluções para seus problemas do mundo real. Sua lista de e-mail deve ser limpa regularmente em busca de duplicatas ou e-mails inativos.
  • Personalize seus esforços de marketing por e- mail: o software de marketing por e -mail permite que você adicione toques mais pessoais ao conteúdo de seu e-mail. Isso faz com que os destinatários sintam que você os valoriza como indivíduos e aumenta o engajamento. Esse tipo de tecnologia ajuda você a aprofundar essa personalização, sem gastar muito tempo com isso.

7. Cultive seu processo de relacionamento com o cliente

Com tantos canais e táticas para supervisionar, é fácil que as coisas se percam na confusão.

Se você não implementar uma estratégia de comunicação formal com o sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para gerenciar seus leads com eficiência, poderá perder conversões em potencial.

Isso porque organizar os dados de seus clientes e prospects em uma plataforma de CRM ajuda a identificar mais oportunidades. Ele permite que você personalize seu alcance de marketing digital, rastreie táticas de marketing digital e segmente ainda mais clientes e clientes em potencial para aprofundar o envolvimento.

Além disso, é uma ferramenta poderosa que deve unir e agilizar a colaboração entre vendas e marketing B2B .

Como desenvolver seu processo de relacionamento com o cliente:

  • Use uma plataforma de CRM escalável: Pesquise todos os sistemas de CRM antes de investir em um para garantir que ele ofereça o que você precisa agora e no futuro. Embora seja ideal obter um sistema de CRM mínimo e gratuito quando você está começando, pode ser difícil migrar rapidamente para uma solução diferente mais tarde, quando você começa a expandir clientes e leads.
  • Adicione o CRM passo a passo: como as plataformas de CRM tendem a ser muito poderosas, é mais eficaz implementá-las em fases para que a equipe possa ser treinada e entender como o sistema funciona gradualmente. Concentre-se na criação de grupos e segmentos de usuários, empregando determinados recursos para campanhas e táticas específicas individualmente para entender melhor os resultados e insights.

8. Atualize seu conteúdo de marketing

Você pode ter encontrado artigos que sugerem a reciclagem do conteúdo de marketing. No entanto, a melhor maneira de obter mais quilometragem do conteúdo existente é vê-lo mais como um projeto de upcycling.

Esses termos de marketing digital podem parecer significar a mesma coisa à primeira vista.

Mas, upcycling é uma forma específica de reciclagem onde você transforma materiais ou produtos existentes em algo original e verdadeiramente único. Em vez de quebrar os materiais - ou, neste caso, o conteúdo de marketing - você encontra maneiras de transformá-lo em algo que parece completamente novo e diferente.

Esse reaproveitamento pode levar a um conteúdo mais relevante e atraente - ao contrário da tática de reciclagem de recortar e colar algumas novas estatísticas ou copiar um parágrafo de um blog em uma atualização de status de mídia social.

Como atualizar o conteúdo de marketing:

  • Não atualize conteúdo que não foi muito bom da primeira vez: seja seletivo sobre o conteúdo que você atualiza. Se o conteúdo não forneceu pesquisas sólidas e conselhos práticos na primeira vez, não há muito benefício em aproveitá-lo para conteúdo futuro. Considere apenas conteúdo de marketing, social e visual que tenha “bons ossos” para desenvolver novas descobertas e dicas de valor agregado.
  • Segmente o conteúdo de formato longo em várias peças de formato curto: webinars, white papers, apresentações de conferências e e-books têm conteúdo considerável que pode ser dividido e atualizado em oportunidades de conteúdo menores, como postagens de blog ou breves vídeos do YouTube. Depois de segmentar o conteúdo de formato longo em partes de conteúdo menores, inclua palavras-chave adicionais para otimizar as oportunidades de SEO, bem como criar uma frase de chamariz para cada peça para direcionar os leitores a uma página de destino que tenha a peça de formato longo original .

Um roteiro de marketing digital

Essas dicas de marketing digital fornecem uma maneira de explorar as incríveis oportunidades online e móveis e se envolver com seu público-alvo.

Ao implementar as táticas acima, você pode fornecer informações personalizadas e valiosas para consumidores em potencial, proporcionando a eles uma experiência de qualidade e, ao mesmo tempo, aliviando seus pontos problemáticos.

As estratégias também podem ser implementadas por equipes com recursos mínimos, bem como por empresas que escalaram para bases de clientes muito maiores.

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